Você mais ouve ou escuta?

20 de jan - Artigo - POR Ana Kelly Martinez

Saber diferenciar ouvir de escutar ?

 

Essa habilidade  é uma característica dos comunicadores que têm consciência que a interação faz parte da construção dos bons relacionamentos. Eles sabem que quando expressão suas ideias, as fazem para o ouvinte, assim observá-los e entendê-los é fundamental.

Em muitos momentos confundimos o que é ouvir e escutar. Vamos esclarecer essa dúvida.

 

Ouvir é algo que fazemos durante quase todo tempo. Equivale a perceber os sons a nossa volta. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpretar a comunicação.

Escutar envolve sensibilidade para detalhes da fala e equivale a compreender o conteúdo dos sons. Exige que a pessoa preste atenção ao assunto, entender o que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.

 

Aprenda a ouvir e escutar

Todos nós falamos a uma velocidade de mais de 100 palavras por minuto, mas podemos ouvir a uma velocidade duas vezes maior. Isso significa que nosso cérebro é tentado a fazer outras coisas enquanto ouvimos. Podemos pensar ou dizer que ouvimos, mas provavelmente estaremos atentos aos nossos pensamentos e não ao que está sendo falado pelo outro.

 

Algumas dicas que irão fazer você ser um melhor ouvinte:

 

  1. Preste atenção em sua linguagem não verbal, demonstre que está acompanhando o que está sendo dito com gestos e movimentos com a cabeça, se posicione de frente a pessoa, mantenha o contato visual e permaneça relativamente relaxado.
  2. Esteja conectado naquilo que está sendo dito e como essa mensagem chega até você, e não mantenha uma postura mental recepção, observe o todo por meio da leitura não verbal, decodifique a mensagem se baseando no contexto em que ela se coloca para você e nos sentimentos e emoções que estão sendo expressos, ou não.
  3. Para ouvir efetivamente é importante escutar, compreender e interpretar aquilo que está sendo dito. Concentrar-se no que está sendo dito significa estar atento ao tema central da mensagem mais do que simplesmente ater-se a fatos isolados que sejam notadamente difíceis de lembrar.

 

Temos dois ouvidos e apenas uma boca, porque ouvir bem é duas vezes mais difícil do que falar.

Essa frase é bem conhecida por todos, mas a grande verdade é que colocá-la em prática não é tão simples assim.

Com essas dicas você vai começar a estimular sua habilidade de ouvinte. Procure praticar para transformar sua forma de se comunicar e se relacionar com as pessoas a sua volta.

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