5 Dicas de especialistas para gerar impactos em suas apresentações em público

19 de ago - Artigo - POR Ana Kelly Martinez

As apresentações em público de grande impacto geram enormes resultados e sabemos que após construir todo o conteúdo da apresentação, é o momento de impactar sua palestra. É necessário criar pontos de ancoragem entre os assuntos e você precisa utilizar os recursos mencionados no slide ou tópico anterior.

Em primeiro lugar, devemos despertar e explorar a capacidade visual das pessoas que você está tendo oportunidade para apresentar-se em público.  Portanto, é imprescindível que você tenha conhecimento dos recursos visuais em sua apresentação. Você precisa de uma estratégia em sua apresentação e utilizar recursos que levem seu cliente a comprar a sua ideia e ou o seu serviço. Como já vimos, sua plateia precisa ficar encantada e envolvida a ponto de idealizá-lo. 

Lembre-se sempre que deve permanecer com foco no seu objetivo. E esse é imprescindível que atenda a necessidade de seu púbico. Ok?

Se você quer ser bem-sucedido, tenha a ideia central sempre como referência.

Vamos as dicas mais valiosas

  1. Título Envolvente

Tem que estar relacionado com a ideia central de sua apresentação. Deve ser atraente e apresentar o problema com a solução, de forma resumida. Exemplos:

“Desafios? Embora para vencer!”;

“O Árduo e Prazeroso Caminho do Empreendedor de Sucesso”;

“Sou Empresário! E Agora?”

Esses são exemplos que podem ajudar você para criar seu próprio título. Seja autêntico!

2. Vídeos Impactantes

Agrega valor é um aliado para você comover e emocionar seu público. Além disso, é um excelente recurso para você exemplificar ou esclarecer conteúdos importantes a sua plateia. Eles devem estar alinhados ao tema e a ideia central de sua apresentação. Você poderá utilizar de forma breve, antes, durante ou depois de sua palestra, de acordo com o conteúdo e objetivo da mesma. No início, antes de você entrar em cena, um vídeo pode fazer uma conexão com o conteúdo que você vai abordar e preparar o ambiente com a plateia. Durante, reforça o conteúdo que você está apresentando e no final, resume para fixação de todo o contexto que você abordou. Quando perguntarem sobre sua fala, sempre irão lembrar do vídeo com muito entusiasmo.   

3. Slides Bem Elaborados

Um conjunto de imagens relacionadas e com uma sequência criativa, no qual, com apenas uns cliques sequenciais, você impressione sua plateia. É uma ótima pedida! Também, precisa ser uma dose adequada, sem exageros.   Quando for utilizar palavras ou frases, estas devem ser curtas e não mais que dois tipos de fontes na escrita.  Lembre-se que muito texto, detona sua apresentação e nesse caso “menos é mais”! Apresente apenas uma ideia por slide e a duração deve ser entre 3 a 4 minutos. Gráficos e tabelas são bem-vindos, quando estão em conexão ao conteúdo e podem otimizar sua fala ao grupo assistido.

4. Fotos Inusitadas

Aquelas que geram impacto e consideradas uma raridade, são muito utilizadas pelos grandes palestrantes. Portanto, contratar profissionais para elaboração de imagens é sempre bem-vindo. Você precisa utilizar sua criatividade para se destacar com esse recurso. Uma imagem criativa diz muito mais que centenas de palavras, aproveite utilizando entre duas ou três imagens de impacto, que você será bem-sucedido. Também é possível encontrar imagens através de buscas da internet com sucesso.

Fotos que você pode fazer e que tenham uma ligação direta com o que está apresentando pode gerar empatia ou dar um censo de humor na apresentação.

5.Depoimentos

Os depoimentos possuem um poder de persuasão significativo, porque trabalha a aprovação social. Ouvir a experiência de alguma autoridade no assunto sobre seu trabalho ou algo que tenha realizado, traz enorme vigor em conjunto com suas palavras. Convence as pessoas e enriquece suas ideias.


Josué dos Anjos, um grande parceiro de trabalho. Já realizamos muitos trabalhos juntos, os quais tenho muita alegria de ter participado. Um profissional com uma ética que deve ser copiada por todos.

No blog da Soap você encontra uma série de informações em como fazer bons links entre os slides de uma apresentação profissional. Eles enfatizam a importância da “Fluidez” em apresentação profissional na prática, enfatizando:

Dar fluidez para uma apresentação é muito mais simples do que seu nome meio enigmático pode sugerir. Basicamente são expressões como “ou seja”, “portanto”, “contudo” e afins, que tem a função de enfatizar a ideia (ou o slide) que vem a seguir. Na maioria das vezes, a coesão está na complementação, na oposição ou na conclusão do que você está falando.”

Como você visa apresentações de grande impacto que gerem resultados, também precisa considerar outros fatores importantes e o site mencionado acima, oferece uma vasta lista de exemplos para a prática.

Lembre-se que um palestrante de sucesso sabe como organizar suas apresentações, utilizando os recursos de forma bem dosada. Utilize palavras chaves e as frases que contém a essência do que você vai apresentar. Focalize que o seu principal objetivo é alcançar o sucesso das pessoas e que elas guardem as suas ideias e possam aplicar na prática.

Você terá que fazer um aperfeiçoamento constante e a cada experiência, crescer consideravelmente e para isso que estou preparando você! Mas não se preocupe, que meu suporte será integral para sua evolução e é isso que iremos analisar no próximo capítulo.   

Como sempre quero te agradecer por ficar comigo até agora.

Se você gostou ou tem alguma dúvida ou sugestão, deixe para mim um comentários, suas colocações são muito importantes, para que eu possa desenvolver meu trabalho é nos comunicamos que nos fortalecemos.

Abraço, até a próxima.

Compartilhe

Comentários

Comente